Programas e Projetos

Os programas de extensão são conjuntos de projetos multidisciplinares que visam atender a objetivos comuns, com diretrizes claras e um prazo de vigência definido. Cada programa deve incluir entre 2 e 5 subprojetos de eixos temáticos distintos, promovendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. Por sua vez, os projetos de extensão consistem em atividades programadas de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, que são desenvolvidas de forma contínua e com prazos específicos.

A submissão de programas e projetos pode ser realizada por meio de editais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (PADEX e PADEX Cultura) ou pelo Fluxo Contínuo. Enquanto o PADEX oferece apoio financeiro e bolsas institucionais, o Fluxo Contínuo permite o cadastro de ações que não buscam esse tipo de apoio, podendo ser submetidas a qualquer momento. A avaliação das propostas é feita por comissões específicas, e a certificação das ações deve ser solicitada após a apresentação do relatório final, garantindo que as atividades extensionistas atendam às necessidades da comunidade e promovam o desenvolvimento social e acadêmico.


Principais Dúvidas

O que são programas de extensão?

Caracteriza-se como programa de extensão um conjunto de projetos multidisciplinares interligados, que apresentam clareza nas diretrizes e orientação para um objetivo comum, além de um prazo determinado de vigência. O programa deve contemplar, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 5 (cinco) subprojetos de eixos temáticos distintos.

O que são projetos de extensão?

Define-se projeto de extensão como um conjunto de atividades programadas de forma processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, com objetivos específicos e prazos determinados.

Quais são as formas de submissão de programas e projetos de extensão?

A submissão de programas e projetos pode ser realizada de duas maneiras: por meio de edital específico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (PADEX e PADEX Cultura) e pelo Fluxo Contínuo.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão Universitária (PADEX e PADEX Cultura) destina-se a proponentes que desejam concorrer a bolsas institucionais para estudantes e ao apoio financeiro para suas ações. O programa disponibiliza dois editais que contemplam programas e projetos, sendo um deles exclusivo para a área de Cultura. Os editais são publicados anualmente.

O Fluxo Contínuo é destinado a proponentes que desejam cadastrar seu programa ou projeto, mas que não pretendem concorrer a bolsas institucionais nem a apoio financeiro. Nesta modalidade, caso a ação seja aprovada pela Comissão Local de Extensão ou pela Coordenadoria de Extensão, a ação será certificada pela PROEX. A submissão pode ocorrer a qualquer momento, diretamente no Sisproj Novo, na área de “Projeto de Extensão – Fluxo Contínuo”. Após a submissão, o proponente deve solicitar a análise da proposta diretamente pelo e-mail extensao@uea.edu.br.

Onde é realizada a submissão dessas ações?

As submissões devem ser realizadas no Sistema de Gerenciamento de Projetos Acadêmicos (Sisproj Novo) em suas respectivas áreas. Para o PADEX, a submissão é permitida apenas após o lançamento do edital com seu cronograma específico. As ações do Fluxo Contínuo podem ser submetidas a qualquer momento, respeitando uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias do início do projeto.

Quem pode submeter?

Tanto no PADEX quanto no Fluxo Contínuo, apenas professores e técnicos administrativos da UEA, comissionados ou efetivos, estão autorizados a submeter qualquer tipo de ação extensionista no Sisproj.

Quem realiza a avaliação das ações submetidas?

A Coordenadoria de Extensão conta com dois tipos de comissões específicas para cada modalidade de submissão. Para o PADEX, existe a Comissão Institucional de Extensão, composta por professores da UEA e profissionais externos (Ad Hoc), que avaliam todas as propostas submetidas ao edital. Para o Fluxo Contínuo, a avaliação é realizada pelas Comissões Locais de Extensão, divididas por unidades acadêmicas e compostas exclusivamente por professores.

Quando posso solicitar a certificação?

A certificação deve ser solicitada pelo coordenador da ação, mediante a apresentação do relatório final da ação, devidamente anexado ao Sisproj Novo. O coordenador deve preencher a planilha de certificação dos participantes e encaminhá-la via e-mail (extensao@uea.edu.br) para a Coordenadoria de Extensão. Para saber mais sobre o processo de certificação, clique aqui.

Documentos Complementares

  • Carta de Anuência (Modelo)

Se você tiver alguma dúvida específica, entre em contato com nossa equipe pelos canais listados abaixo.