Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), participou do 74º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado de 12 a 14 de agosto, em Brasília-DF.
Foto: Acervo PROEX/UEA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), participou do 74º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado de 12 a 14 de agosto, em Brasília-DF.
A UEA foi representada pela coordenadora de assuntos comunitários, Rárima Gomes Coêlho (membro representante da região norte na Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Abruem), conjuntamente com os seguintes comitês: das Políticas Institucionais de Permanência da UEA no âmbito das Políticas Afirmativas Indigenistas, Profª Drª Jeiviane dos Santos Justiniano; de Atenção Psicossocial, Profª Drª Vivian Lima Silva Marangoni e das Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas, Profª Drª Joab Grana Reis.
O evento, sediado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), contou com câmaras temáticas, painéis e debates que abordaram temas como gestão e governança, internacionalização e mobilidade acadêmica, políticas afirmativas e assistência estudantil, saúde e financiamento de políticas públicas. Durante o evento, foi discutido o papel essencial das universidades na promoção do desenvolvimento territorial, destacando os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, especialmente em relação à expansão e ocupação de novos territórios no Brasil. Embora o Ministério da Educação (MEC) reconheça as responsabilidades das universidades estaduais e municipais nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão, inclusão, permanência, internacionalização, inovação e sustentabilidade, observa-se que suas ações ainda são insuficientes no contexto jurídico, orçamentário e da própria autonomia universitária.
Foto: Acervo PROEX/UEA
No âmbito da Câmara de Assistência Estudantil e Políticas Afirmativa foi apresentado o ensaio do Livro “Educação Superior, Assistência Estudantil e Ações Afirmativas: As Universidades Estaduais e Municipais em movimento pela garantia da equidade e da permanência universitária”, que está na fase final para a publicação. A UEA terá um ensaio no livro escrito pela professora Rárima Coelho com o tema “Política de apoio e assistência estudantil na Universidade do Estado do Amazonas: uma trajetória para a democratização do ensino superior público no estado do Amazonas”.
A Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem, representando 46 instituições de ensino superior, considera que as universidades públicas desempenham um papel estratégico na promoção do desenvolvimento regional e nacional. Nesse contexto, a interiorização do ensino superior, através dessas universidades constitui-se como um pilar fundamental para mitigar desigualdades sociais, econômicas e culturais, promovendo a inclusão e o crescimento em áreas distantes dos grandes centros urbanos.
As universidades públicas estaduais e municipais, por sua capilaridade e atuação em todas as regiões do Brasil, são protagonistas nesse processo de interiorização. Elas têm papel decisivo na expansão do acesso à educação superior de qualidade, transformam realidades locais e regionais, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento territorial e sustentável das regiões onde estão inseridas.
Matéria: Maiara Cristina.