Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
No dia 19 de Março, o Núcleo de Inclusão da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA (ESO), reuniu alunos e seus familiares para dialogar sobre as Políticas de Inclusão da Instituição.
Foto: Arte do acervo da Proex.
No dia 19 de Março, o Núcleo de Inclusão da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA (ESO), reuniu alunos e seus familiares para dialogar sobre as Políticas de Inclusão da Instituição. A Proex, por meio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) participou do evento, tendo como representantes a Assistente Social Katia Santos e o Psicólogo Ruy Lima, o Comitê Gestor das Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas da UEA, além da a participação das Professoras, Dras. Andrezza Belota (Coordenadora para as Políticas de Permanência) e Sheila Moura (Coord. Para as Políticas de Ingresso) e da Assistência Estudantil.
O objetivo do evento foi compartilhar informações sobre o processo de construção da cultura inclusiva da UEA, por meio da apresentação das ações desenvolvidas na elaboração de políticas e práticas de atendimento às necessidades educacionais específicas dos estudantes das unidades da capital e interior, além do estabelecimento do diálogo e a interação entre os participantes, possibilitou ainda, orientar processos Pedagógicos de inclusão na educação superior.
Foto: Professores, Alunos e convidados.
O evento constituiu um espaço qualificado para a disseminação de informações e a escuta ativa de estudantes com deficiência e seus familiares, cujos relatos evidenciaram os desafios acadêmicos e institucionais enfrentados. Nesse contexto, foi apresentada a Política de Apoio e Assistência Estudantil – (PAES/UEA) e os auxílios socioassistenciais, Auxílio Permanência e Casa do Estudante, que são políticas essenciais para garantir a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade social.
A troca de experiências reforçou a relevância do Núcleo de Inclusão da ESO na promoção da acessibilidade e da equidade educacional. O encontro reafirmou a necessidade de ações estruturantes que assegurem condições adequadas à trajetória acadêmica desses estudantes, fortalecendo sua integração e participação plena na vida universitária.
Foto: acervo da Proex.
Matéria: Maiara Cristina.